06/04/2023

Vale a pena vender meu imóvel em Londrina por permuta?

Se você está pensando em vender seu imóvel em Londrina, provavelmente já considerou a possibilidade de fazer a venda por permuta. Essa é uma alternativa cada vez mais comum no mercado imobiliário e que pode trazer benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra. Mas será que vale a pena optar pela permuta? Nesta matéria, vamos explicar melhor como funciona essa modalidade de venda e ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada.

O que é permuta imobiliária?

A permuta imobiliária é uma forma de venda em que o proprietário do imóvel aceita receber outro imóvel como parte do pagamento. Ou seja, em vez de receber dinheiro, ele recebe um imóvel de valor equivalente ou como parte do valor do imóvel que está vendendo. Essa é uma alternativa interessante tanto para quem tem dificuldade em vender o imóvel quanto para quem busca um imóvel para comprar e não tem dinheiro suficiente para isso.

Vale a pena vender por permuta?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende de muitos fatores. Em geral, a permuta pode ser uma boa opção para quem tem dificuldade em vender o imóvel ou não precisa de dinheiro com urgência. Pense também no seu objetivo, você quer um imóvel para morar ou para investir? Se for morar, veja se está dentro dos padrões que precisa, na localidade que é boa para você e vai atender suas necessidades básicas.

Se for um investimento, considere a permuta se o novo imóvel for mais fácil de vender, por ter uma localização melhor, por exemplo. Ou ele te permite mais possibilidades para investir, como por exemplo desmembrar em dois imóveis, ser vendido como imóvel comercial e residencial e etc. Além disso, é importante avaliar se o imóvel oferecido na permuta tem um valor equivalente ou próximo ao do imóvel vendido e se atende às suas necessidades.

Como fica a comissão?

Uma das dúvidas mais comuns quando se trata de permuta é como fica a comissão da imobiliária. A recomendação é que a comissão seja paga ao corretor proporcionalmente ao valor do imóvel vendido, mesmo que você tenha recebido permuta. E quando se faz uma permuta está sendo feita a venda de dois imóveis, por conta disso cada um paga a comissão em cima do valor do seu imóvel. Isso significa que a imobiliária deve receber a mesma comissão que receberia se o imóvel tivesse sido vendido por dinheiro. No entanto, é importante negociar com a imobiliária antes de fechar o negócio para evitar surpresas desagradáveis.

Conclusão

A permuta imobiliária pode ser uma boa opção para quem quer vender seu imóvel em Londrina, desde que avalie bem as vantagens e desvantagens dessa modalidade de venda. É importante também buscar ajuda de um corretor de confiança para evitar problemas e garantir uma negociação segura e satisfatória para todas as partes envolvidas.

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe seu comentário: