01/06/2023

O que preciso saber antes de ser fiador

Ser fiador de alguém pode parecer uma boa ação para ajudar um amigo ou familiar a alugar um imóvel. No entanto, é importante estar ciente do papel do fiador. Com nossos 28 anos de experiência no mercado imobiliário, nós da Imobiliária Atual, queremos fornecer informações essenciais para que você entenda as possíveis consequências de assumir o lugar de fiador. Além disso, vamos explorar outras alternativas para garantir contratos de locação. 

Responsabilidades financeiras do fiador e contato com a imobiliária

Embora assumir o papel de fiador possa envolver alguns riscos financeiros, é importante ressaltar que essas situações extremas são normalmente o último recurso, após todas as tentativas de contato com o inquilino, ou seja, 1 ou 2 dias de atraso do inquilino, não vai fazer a imobiliária entrar em contato com o fiador.  

O risco de ser fiador é a possibilidade de ser responsabilizado pelo pagamento das obrigações do locatário em caso de inadimplência. Isso significa que, caso o locatário deixe de pagar o aluguel após um período determinado ou outros débitos referentes, como valor de condomínio, água, multas, caso encerre o contrato antes do prazo, o fiador será acionado e terá que arcar com essas despesas. 

De quem eu NÃO devo ser fiador

Não existe restrição legal de quem você pode ser fiador, então pais podem ser fiadores dos filhos, amigos um dos outros, e afins. Desde que o fiador tenha nome limpo, um imóvel em seu nome registrado e quitado e comprovar renda de 3 vezes o valor da locação. Mas existem algumas formas de saber quem não é apropriado ou pode ser muito arriscado ser fiador:

  • Pessoas com históricos de mau pagadores;
  • Pessoas que você não conhece o histórico;
  • Pessoas que você NÃO conseguiria se comunicar facilmente caso algo ocorresse.
  • Maridos não podem ser fiadores de suas esposas e nem esposas fiadoras dos seus maridos;

Outra dúvida comum: “Já sou fiador de uma pessoa, posso ser fiador novamente de outra pessoa?” Sim,  já ter sido ou ainda ser fiador, não é um impedimento. O que pode ocorrer é você necessitar ter 2 imóveis próprios, pois se a imobiliária registrar seu imóvel como garantia em um cartório, não será possível utilizar o mesmo imóvel. 

Caso o fiador seja casado, a esposa dele também precisará estar ciente e assinar a documentação. 

Alternativas ao papel de fiador:

Existem outras alternativas para quem não consegue um fiador. Uma delas é o seguro fiança, Cred Pago, entre outras. Com o seguro fiança, você conta com a garantia de uma seguradora, que assume a responsabilidade em caso de inadimplência do locatário. 

Outra opção é o Título de Capitalização. Nesse caso, o locatário adquire um título de capitalização e utiliza-o como garantia no contrato de locação. Ao final do contrato, se todas as obrigações forem cumpridas, o locatário recebe o valor do título de volta.

Então, se atualmente existem outras opções de fiança, por que algumas pessoas continuam precisando de fiador?

Porque ter um fiador não gera um investimento inicial, como ter que pagar um título de capitalização ou o adiantamento de 12 meses de aluguel, e nem é exigido uma porcentagem mensal sob o valor do aluguel, como no caso do CredPago. Então, visando a redução de custos, a opção mais econômica financeiramente é ter um fiador. 
Na Imobiliária Atual, estamos comprometidos em oferecer soluções seguras e confiáveis para proprietários, locatários e fiadores, evitando possíveis problemas no futuro. Nossa equipe especializada está pronta para orientar e apresentar as melhores opções de garantia locatícia, levando em consideração suas necessidades específicas. Entre em contato conosco clicando aqui e aproveite nossa experiência no mercado imobiliário, garantindo transações transparentes e seguras.

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe seu comentário: