14/06/2022

3 formas de usar o FGTS para financiar um imóvel

Sair do aluguel e conquistar o imóvel próprio é o sonho de muitos trabalhadores. Uma forma de fazer isso acontecer é financiar o imóvel com a ajuda do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Sabia que existem 3 formas de usar o FGTS na hora de financiar seu imóvel? Te explicamos sobre elas e quais os requisitos para conseguir o financiamento com FGTS.

1. Como valor de entrada no imóvel

O mais comum é que 20% do valor do imóvel seja pago na entrada, um valor que pode ser difícil conseguir juntar com facilidade. Por isso, você pode sinalizar ao banco que usará o FGTS para pagar essa parte.

2. Como amortização no valor total da dívida

Dessa forma você utilizará o FGTS para pagar parte da dívida total. A maior vantagem dessa modalidade é que irá diminuir o tempo do financiamento e os juros. Já que essa taxa é calculada a partir do valor total do financiamento.

3. Reduzindo o valor da parcela mês a mês

Diferente da opção acima, nesta aqui você não tem diminuição de juros. Nesta modalidade você diminui a quantidade que precisa pagar mensalmente, não do montante final. Você pode fazer essa amortização durante 12 meses e tem o limite de pagar 80% da parcela com o FGTS.

“E como consigo usar o FGTS?”

As regras são simples, mas você e o imóvel devem se enquadrar em todos os requisitos para conseguir usar o FGTS no financiamento do imóvel:

COMPRADOR:

  • Ter pelo menos 3 anos de carteira assinada; 
  • Não ter outro financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  • Não ser dono de outro imóvel residencial na cidade do imóvel a ser financiado. Ou seja, se você tem um apartamento em Londrina pode financiar um em São Paulo, mas não em Londrina;
  • Não pode ter pendências com bancos, SPC e SERASA.

IMÓVEL

  • O imóvel deve ser residencial e não pode ser para aluguel;
  • Não ter sido negociado utilizando o FGTS nos últimos 3 anos;
  • O imóvel deve custar no máximo R$ 1,5 milhão.

Agora você já sabe tudo que precisa para financiar sua casa própria usando o FGTS. Para fazer uma simulação e saber se você consegue usar o seu FGTS e qual a melhor forma para VOCÊ, entre em contato conosco, vamos te ajudar em tudo possível para fazer esse sonho acontecer. Clique aqui para saber mais.

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe seu comentário: