10/03/2023

Aluguel sem fiador em Londrina, o que significa?

Em Londrina é possível alugar um imóvel mesmo não tendo uma pessoa que seja fiadora para você. “Dentro da imobiliária Atual usamos outras formas de fiança para facilitar para nosso locatário e ao mesmo tempo dar segurança ao dono do imóvel”, esclarece Talita Perez Lopes. As outras formas de fiar um imóvel são:

Seguro fiança

Esta modalidade é feita por meio de uma corretora de seguros, que seleciona seguradoras as quais os pretendentes locatários têm aprovação. Ele pode ser acionado quando necessário e o valor a ser pago pode variar de acordo com a seguradora, podendo chegar a até 15% do valor mensal do aluguel. Caso haja atraso no segundo pagamento do aluguel, é possível solicitar a abertura de um sinistro junto à seguradora, que também pode ser acionada pela imobiliária quando necessário. Nesse caso, a seguradora fará o pagamento à imobiliária para cobrir eventuais despesas geradas pelo imóvel.

O seguro fiança não só cobre possíveis inadimplências do inquilino, mas também pode ser utilizado para cobrir eventuais danos que possam ocorrer no imóvel, desde pequenos reparos, como assistência de chaveiros, até danos estruturais e pintura interna/externa. É importante ressaltar que o locatário deve verificar todos os detalhes da apólice para garantir que a modalidade selecionada atenda melhor às suas necessidades.

Cred Pago

O Cred Pago também funciona como um seguro fiança, mas a taxa mensal é descontada no cartão de crédito. O pagamento anual das taxas pode ser realizado também no ato da locação, à vista através de boleto bancário. É preferível que o cartão possua limite mínimo de 4x o valor do aluguel ou mais. Porém, é possível solicitar que o desconto seja feito como uma nova compra mensal (recorrente), dessa forma, não tem desconto do limite, consta como uma nova compra a cada mês. Ele também cobre, além do não pagamento do aluguel, danos no imóvel e contas fixas (água, luz, etc). 

Título de Capitalização

A fiança por meio do título de capitalização pode ser adquirida através do pagamento à vista, no boleto bancário, ou parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes, diretamente com a Porto Seguros SA. O valor do título de capitalização equivale a 12 vezes o valor do aluguel mensal (por exemplo: para um aluguel de R$1.000,00, o valor do título seria R$12.000,00). Caso o título não seja utilizado durante o período de locação, o valor total é reembolsado ao locatário no momento da desocupação do imóvel. É importante ressaltar que existe um prazo mínimo de 18 meses para o resgate do valor reembolsável em sua totalidade.

Vale lembrar que a taxa cobrada pela Cred Pago ou qualquer outra seguradora é a mesma independentemente da imobiliária que você alugue o imóvel. E não são todas as imobiliárias que aceitam esses tipos de fiança, ainda existem imobiliárias que só aceitam o tradicional fiador. 

Fiador

E por fim, fiador (pessoa física) é uma das modalidades de garantia de locação mais comuns no Brasil. Nesse caso, um indivíduo se compromete a assumir as obrigações do locatário caso este deixe de cumprir com suas responsabilidades, como o pagamento do aluguel, contas de consumo ou reparos no imóvel. Para ser fiador, é necessário que o indivíduo possua uma renda comprovada e um imóvel quitado e registrado em seu nome, que será usado como garantia da dívida caso seja necessário.

O processo de análise de um fiador geralmente exige apresentação de documentação e análise de perfil financeiro. Ao contrário do que muitos pensam, vínculos familiares normalmente não impedem que a pessoa seja fiadora, por exemplo: um pai pode ser o fiador do filho. 

Ser fiador é uma responsabilidade importante, já que em caso de inadimplência do locatário, o fiador pode ter que arcar com a dívida e até mesmo ter seu patrimônio penhorado judicialmente em caso de não pagamento.

Se você está buscando alugar seu imóvel, mas não tem ninguém que possa ser seu fiador, pode escolher qualquer uma das outras alternativas aqui em Londrina, com a imobiliária Atual.

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe seu comentário: