22/02/2023

Posso deixar o imóvel para vender e alugar ao mesmo tempo?

Seu imóvel está à venda há alguns meses e você tem tido custos com ele parado? Custos como taxa mínima de luz, água, condomínio, manutenção, entre outras? Colocar ele para locação até que a venda seja feita, é a opção que tem mais chances de você economizar. Então, sim, você pode deixar seu imóvel disponível para alugar e vender ao mesmo tempo. 

Mas vale a pena mesmo deixar o imóvel alugado?

“O medo de muitos proprietários é ter o imóvel danificado pelo locatário, para isso existe a vistoria antes do imóvel ser ocupado e depois que o inquilino sai”, explica Ingrid Moreira, gerente de locação da Imobiliária Atual. Nesta vistoria o imóvel deve estar o mais parecido possível nas duas épocas. Contudo, não podemos garantir que estará 100% igual, já que existem os danos de tempo também. 

Moreira complementa: “Outro receio comum que vemos por parte dos proprietários nesses 27 anos, é os inquilinos não pagarem corretamente”. A gerente explica que não é possível prever se o inquilino será um bom pagador ou não, mas existem formas de minimizar essa dúvida. Na imobiliária Atual todo cadastro é analisado rigorosamente, e além do tradicional fiador, contam com seguradoras. 

“Um último receio que também é comum, é o inquilino ficar solicitando atitudes e incomodando o proprietário”, finaliza Moreira. Mas em grande parte dos casos, na imobiliária Atual proprietário e inquilino não se conversam, pois a imobiliária faz a ponte entre os dois e procura resolver tudo antes de precisar conversar com o proprietário. Nosso serviço de atendimento ao cliente, manutenção e negociação estão sempre agindo para evitar transtornos para ambas as partes. 

Será que meu imóvel aluga rápido?

“Infelizmente não conseguimos dar uma resposta certa para isso. Dependerá da localização, estado de conservação e valor desejado para o aluguel”, esclarece Talita Perez Lopes, CEO da Atual. O momento do mercado imobiliário também influencia nessa resposta, assim como é o caso da venda do imóvel.

“Mas todos os meses recebemos mais de 10 mil visitas no nosso site, e muitos clientes querem alugar imóveis que estão à venda”, garante Lopes. 

Como funciona caso eu alugue a casa antes de vender?

Se seu imóvel for alugado antes, você tem a opção de continuar deixando à venda. Todos os interessados em alugar o imóvel são avisados quando visitam o imóvel que ele continuará disponível para venda. Caso a locação se concretize, no contrato é colocada uma cláusula que o locatário afirma que tem ciência desde o momento que está entrando que o imóvel continuará à venda. 

Como proceder se o inquilino não quiser comprar o imóvel?

As visitas pelos interessados devem ser permitidas. No contrato de locação que fazemos na imobiliária Atual está especificado que o locatário se compromete a permitir as visitas agendadas com 2 dias de antecedência. Quando o imóvel for vendido e o novo comprador não quiser continuar alugando o imóvel, quiser morar no imóvel, o locatário terá 90 dias para desocupação. Caso não desocupe, pode ser multado. 

O que preciso fazer para anunciar meu imóvel para locação?

São passos simples, primeiro entre em contato conosco e expresse sua vontade de colocar seu imóvel para locação também. Depois te enviaremos uma autorização para divulgação e você assina. Em seguida, faremos uma uma avaliação e te sugeriremos um valor adequado para locação, você aprova ou sugere o valor que gostaria, assim como na venda. Caso você permita, colocamos uma placa de “ALUGA-SE” no imóvel e divulgaremos ele nos principais portais online e redes sociais. No vídeo a seguir, a corretora Fernanda Lopes explica todos os detalhes de como colocar o imóvel para alugar ou vender em Londrina.

Temos muitos proprietários que alugam seus imóveis em Londrina e confiam em nós para administração, a busca para locação está muito grande, quer saber mais detalhes para gerar renda com seu imóvel? 

Estamos à disposição e podemos te ajudar! 

Contatos  43 8837-9546 Beatriz Caminoto 

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe seu comentário: