19/01/2023

Tudo que você precisa saber sobre o IPTU em Londrina

Assim como o natal chega todos os anos, o pagamento do IPTU também chega. E se você tem uma casa, apartamento ou terreno, seja ele comercial ou residencial, precisa pagar o imposto. Mas para não pagar multa ou juros, fique atento como funciona esse pagamento e as datas de vencimentos dos carnês. Os primeiros londrinenses a receberem os carnês terão até o dia 31 de janeiro para efetuar o pagamento. Enquanto que os que receberam depois, terão até o dia 17 de fevereiro. 

Todos já podem consultar quanto devem pagar, a data do vencimento e emitir as guias de pagamento ou 2ª vias, caso tenham perdido ou não recebido o carnê em casa. Para acessar, basta entrar na página inicial do Portal da Prefeitura e clicar no banner referente ao IPTU 2023. Em seguida, insira a inscrição imobiliária e o CPF do titular do imóvel para ter acesso aos dados. 

Como pagar o IPTU em Londrina?

Uma novidade em Londrina, é que esse ano o pagamento também pode ser feito pelo cartão de crédito ou PIX. Além de boleto e débito da conta corrente. Quem pagar o imposto à vista tem de 10% a 15% de desconto no valor total. Os que optarem pelo parcelamento, podem iniciar o pagamento em fevereiro e finalizar até dezembro. 

O IPTU pode ser pago em qualquer agência dos bancos autorizados, desde que seja na Região Metropolitana de Londrina, ou fora se o banco permitir. Os bancos autorizados são:

  •  Banco do Brasil
  •  Bradesco
  •  Banco Itaú
  •  Banco Santander
  •  Caixa Econômica Federal
  •  Lotéricas (no limite fixado pela CEF)
  •  Citibank

Se você quiser pagar pela internet ou débito na conta corrente, consulte seu banco para descobrir se é possível e como prosseguir com os trâmites. 

O que acontece se eu atrasar o pagamento do IPTU? 

Caso atrase o pagamento do imposto, terá juros de 1% ao mês. Ou alguns casos fração, que é atualização monetária mensal, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além de multa de 0,33 % ao dia, limitada a 10% do valor do IPTU.

Se o tributo não for pago, você pode perder seu imóvel. Porque a prefeitura de Londrina pode solicitar em juízo a penhora e vender o imóvel em leilão para receber o valor do IPTU. 

Quem tem isenção do IPTU?

É possível ter isenção do IPTU em Londrina se você estiver em um desses grupos:

Pessoas físicas:

  • Pessoas com mais de 63 anos que tenham renda mensal menor do que 5 salários mínimos e o imóvel seja destinado à residência familiar;
  • Pessoas viúvas ou que possuam deficiência que as impeçam de exercer atividades laborais permanentemente (os critérios são os mesmos de pessoas acima de 63 anos); 
  • Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O benefício é extensivo à viúva e aos filhos menores ou inválidos;

Pessoas jurídicas:

  • Propriedades que sejam de templos religiosos (residências paroquiais e de zeladores, salões paroquiais, seminários, estacionamentos que servem a templos, etc);
  • Terrenos para construção futura de templos e igrejas;
  • Templos religiosos instalados em imóvel alugado;
  • Associações de bairro;
  • Associação de caridade, ONGs e abrigos.

A solicitação da isenção do IPTU pode ser feita de maneira online através do Sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que o cidadão deve acessar como usuário externo. Para mais detalhes, leia o manual feito pela prefeitura clicando aqui. Quem não possui acesso a internet ou tem dificuldade, pode fazer um agendamento presencial por meio do telefone 3372-4424, que também é WhatsApp. No atendimento presencial, é necessário apresentar os documentos originais, que serão digitalizados pelos servidores. 

Para saber quais documentos você precisa para solicitar sua isenção do IPTU, veja aqui na Carta de Serviços de acordo com o seu caso ou no próprio carnê do IPTU.

Agora que você já sabe tudo sobre o pagamento do IPTU em Londrina, corra para pagar o seu, e já comece a se programar financeiramente para o ano que vem. 

Categorias:

Imobiliária Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  1. Lucilena pereira do Bonfim monteiro disse:

    Tenho uma casa no bairro União da vitória 2 gostaria de saber se tem q pagar iptu?

Deixe seu comentário: